quarta-feira, 23 de novembro de 2011

O Tratado de Versalhes

É importante que aprendamos que uma paz estabelecida na humilhação dos derrotados se tornará, mais tarde ou mais cedo, no fermento de novas guerras. O Tratado de Versalhes é, disso, exemplo maior. Eis alguns artigos:

Artigo 42 -
É proibido à Alemanha manter ou construir fortificações, quer na margem esquerda do Reno, quer na margem direita, a Oeste de uma linha traçada a 50 quilómetros a Leste deste rio.

Artigo 45 - Como compensação pela destruição das minas de carvão no Norte da França, e por conta da importância a pagar pela reparação total dos prejuízos de guerra devidos pela Alemanha, esta cede à França a propriedade inteira e absoluta (...) das minas de carvão situadas na bacia do Sarre (...). [em anexo a esta parte estabelece-se, no parágrafo 16, que: O Governo do território da Bacia do Sarre será confiado a uma Comissão representando a Sociedade das Nações]

Artigo 51 - Os territórios cedidos à Alemanha em virtude [da guerra franco-prussiana de 1871 e que a França perdeu, ou seja: a Alsácia-Lorena] são reintegrados na soberania francesa (...)

Artigo 119 - A Alemanha renuncia, em favor das Principais Potências aliadas e associadas, a todos os seus direitos e títulos sobre as suas possessões de além-mar.

Artigo 159 - As forças militares alemãs serão desmobilizadas e reduzidas nas condições fixadas mais adiante.

Artigo 160 - A datar do 31 de Março de 1920, o mais tardar, o exército alemão não deverá compreender mais de sete divisões de infantaria e três divisões de cavalaria.

Artigo 173 - Todo o serviço militar universal obrigatório será abolido na Alemanha.

Artigo 198 - As forças militares da Alemanha não deverão comportar nenhuma aviação militar ou naval.

Artigo 231 - Os Governos aliados e associados declaram e a Alemanha reconhece que a Alemanha e os seus aliados são responsáveis, por deles ter sido a causa, por todas as perdas e por todos os prejuízos sofridos pelos Governos aliados e associados e pelos seus nacionais em consequência da guerra, que lhes foi imposta pela agressão da Alemanha e dos seus aliados.

Artigo 232 - Os Governos aliados e associados exigem (...) e a Alemanha a tal se obriga, que sejam reparados todos os prejuízos causados à população civil de cada uma das Potências aliadas e associadas e oas seus bens (...).

Artigo 235 - Com o fim de habilitar as Potências aliadas e associadas a empreender desde já a restauração da sua vida industrial e económica, enquanto não é realizada a fixação definitiva da importância das suas reclamações, a Alemanha pagará, durante os anos de 1919 e 1920 e os quatro primeiros meses de 1921 (...) em ouro, mercadorias, navios, valores ou outra forma (...) o equivalente a 20 000 000 000 (vinte mil milhões) de marcos ouro (...)

Como pode deduzir-se, dinheiro, matérias-primas (carvão e ferro), navios mercantes e navios de guerra, submarinos, aviões, animais, etc. tudo foi contabilizado e a Alemanha foi obrigada a pagar. A título de exemplo, para que se perceba as minudências a que se chegou, diz-se assim


Anexo IV


.................. § 6 - a título de adiantamento imediato, (...) a Alemanha compromete-se a entregar à França nos três meses que se seguirem à entrada em vigor do presente Tratado (...) as quantidades abaixo especificadas em gado vivo:

.............................500 garanhões de 3 a 7 anos;

.............................30 000 poldras e éguas de 18 meses a 7 anos (...);

.............................2 000 touros de 18 meses a 3 anos;

.............................90 000 vacas leiteiras de 2 a 6 anos;

.............................1 000 carneiros inteiros;

.............................100 000 cabras




Anexo V


.......................A Alemanha entregará à França sete milhões de toneladas de carvão por ano, durante dez anos (...).

.............................§ 3 - A Alemanha entregará à Bélgica oito milhões de toneladas de carvão por ano, durante dez anos.

.............................§ 3 - A Alemanha entregará à Itália as quantidades máximas de carvão seguintes:

..................................Julho de 1919 a Junho de 1920: 4 milhões 1/2 de toneladas;
..................................1920 a 1921: 6 milhões de toneladas;
..................................1921 a 1922: 7 milhões 1/2 de toneladas;
..................................1922 a 1923: 8 milhões de toneladas;
..................................1923 a 1924: 8 milhões 1/2 de toneladas,
..................................e, durante cada um dos cinco anos seguintes: 8 milhões 1/2 de toneladas

Nota: Importa não esquecer que o presente Tratado impõe à Alemanha a perda de territórios para novos países, bem como o desmembramento dos restantes Impérios.



Proposta de trabalho:

1 - De que é acusada a Alemanha?

2 - Parece-te justo o clausulado do Tratado de Versalhes? Porquê?

3 - Organiza o tipo de sanções impostas à Alemanha:

sanções territoriais

sanções militares

tipo de indemnizações a pagar

8 comentários:

Daniel disse...

Na minha opinião, o tratado foi justo, no entanto um pouco excessivo nas sanções economicas, e a maneira como Alemanha foi culpada pela guerra.

Como Alemanha já estava num mau estado depois da guerra... não consigo imaginar como poderia pagar esse dinheiro. O país iria ficar na pobreza e fome, e pessoas que não tiveram nada a ver com a guerra iriam sofrer.

Daniel, 9ºC

Fátima Stocker disse...

Daniel

A Alemanha ficou de rastos, na mais profunda miséria. é importante que pensemos nas consequências das decisões que tomamos, concordas?

Ricardo Quiteres disse...

Na minha opinião o tratado de Versalhes não foi muito justo. É verdade que a Alemanha foi a primeira a atacar, invadindo um país neutral mas não deveria de ser a única culpabilizada pela guerra porque ambos os lados a queriam.
Penso que não havia necessidade de dar sanções tão excessivas porque para além da humilhação a Alemanha já havia perdido muito na guerra e o tratado só veio agravar a situação ponde a Alemanha na miséria, de rastos.

Fátima Stocker disse...

Ricardo

Bravo! pelo raciocínio e pela clareza da resposta.

Brenda disse...

Eu acho que o tratado de versalhes não foi brando com a Alemanha.
A Alemanha foi culpabilizada pela guerra, claro que foi a primeira a atacar,contudo não devia ser a única a ser punida.Mas não sei se a Alemanha não tivesse perdido e tivesse ganhado se ia ser tão branda.Por isso é uma opinião dividida.

leonor disse...

olá professora!
É a Leonor do 9A
Na minha opinião, como a brenda disse, a Alemanha não deveria ser a única responsável pela guerra, desta forma acho que o Tratado de Versalhes é injusto para certos países já que este não se aplica apenas a Alemanha que foi a mais sacrificada de todos de todos os pises mundiais.
é tudo!
até quinta prof.

Anónimo disse...

Bom feriado
Ariana Lizardo 9ºB

Anónimo disse...

melhor blogue do mundo feito pela melhor professora do mundo. Cumprimentos 9B