terça-feira, 3 de janeiro de 2012

O Modernismo na Pintura

-A arte moderna surgiu em ruptura com o séc. XIX: rompe-se com os códigos, com a perspectiva, com o conceito de belo, etc. Hoje apresento aqui alguns dos mais importantes movimentos modernistas:


Cubismo


Os pintores cubistas assumem a rejeição pelas regras tradicionais da representação em perspectiva, preferindo apresentar perspectivas simultâneas, dando origem a obras estranhas, mas só na aparência. Essa estranheza aparente resulta, também, do facto de os cubistas reduzirem os objectos a figuras geométricas simples. O esquema apresentado foi retirado desta página (onde podes ver algumas obras cubistas e te fornece ligações para outras páginas importantes). Pablo Picasso foi o criador do cubismo, mas nessa corrente destaca-se o seu grande amigo Braque, JuanGris, etc.


Picasso, O PoetaBraque, Mulher com Guitarra J. Gris, Homem no Café


-Futurismo


Para os futuristas, no dizer do seu criador literário, Marinetti, “ a velocidade é o nosso deus”. Os futuristas rejeitam a tradição estética e exaltam o mundo moderno, a máquina e a velocidade.

Para mostrar como o seu conceito de beleza é tão diferente, o mesmo Marinetti afirma que “um automóvel de corrida com a carroçaria de grandes tubos é mais bela do que a Vitória de Samotácia!” Que pensam disto os meus alunos?
A pintura futurista reflecte o movimento e a velocidade, ideia transmitida através de espirais, linhas curvas, etc., sendo, frequentemente, muito agressiva. G. Balla, Boccioni; Carrà, etc. são os principais pintores desta corrente.


-...
Boccioni, Acordar da Cidade

Vejamos, então, Vitória de Samotrácia:


Vitória de Samotrácia, escultura helenística


Abstraccionismo

Não foi difícil a transição do cubismo para o abstraccionismo. O abstraccionismo é a arte não figurativa. Ela pode, tal como afirma Kandinsky, sugerir emoções através das cores ou, simplesmente, como defende Mondrian, não traduzir coisa nenhuma, porque a arte deve, somente, ser bela.

Kandinsky, Amarelo, Vermelho e Azul Kandinsky, composição VIII


Mondrien, Cubos Mondrean, Composição


Vejamos, agora, Mondrian na moda!



Surrealismo

Nascido da psicanálise, este movimento artístico pretende transpor para as artes plásticas o mundo dos sonhos/ pesadelos. Salvador Dali foi, sem dúvida, o maior pintor surrealista.


Dali, Persistência da Memória Dali, Metamorfose de Narciso


Ver mais Dali aqui, http://www.dali-gallery.com/html/galleries/paintings.htm ou aqui http://www.virtualdali.com/

Miró foi um grande pintor espanhol que se inseriu em diversas tendências modernistas. Podes ver aqui: http://www.fundaciomiro-bcn.org/colecciojoanmiro.php?idioma=4

Pintura portuguesa


-O modernismo não tardou a chegar a Portugal. Na pintura destacamos os nomes de Amadeo de Souza-Cardoso; Almada Negreiros e Santa-Rita pintor, entre outros. Apresentam-se, de seguida, algumas pinturas destes autores. Façam, por favor, o exercício de procurar encontrar as correntes estéticas em que podem ser observadas tais pinturas.

Amadeo, Interior de casa Amadeo, antes da CorridaAmadeo


Santa-Rita, Cabeça Santa-Rita


Almada, Auto-retrato Almada, Painel da Gare da rocha conde de Óbidos Almada, Desenho

--Almada

28 comentários:

Anónimo disse...

estive a ver aqui as pinturas do séc.XX e sinceramente acho que gosto mais das renascentistas, as naturalistas são esquisitas e acho que nao são propriamente arte...

ass:viktoriya

Anónimo disse...

o stora, enganei-me nao é naturalismo que queria dizer é modernismo.
ass: viktoriya

Fátima Stocker disse...

Viktoriya

Compreendo o que queres dizer, sobretudo porque boa parte da arte renascentista é de qualidade avassaladora.

Pensa, no entanto, que toda arte é uma construção da inteligência e da sensibilidade humana e que nela se traduzem, entre outras coisas, o modo como o mundo é encarado no tempo. Esse modo de encarar a realidade tornou-se muito complexa no séc. XX, sobretudo por causa da teoria da relatividade, de Einstein. Consegues compreender essa complexidade em Picasso, por exemplo?

Tenta olhar e compreender melhor, está bem?

Falaremos mais na aula.

Anónimo disse...

sim stora eu percebo isso, nao deixo de conciderar essas obras arte, toda a arte varia com o tempo e toda ela é bela, apenas eu acho que as outras sao mais bonitas e muito mais dificeis de fazer, acho que transmitem muito mais beleza...

é verdade stora, estive aqui a fazer mais uma pesquisa sobre pinturas modernistas e confesso que as que mais gostei foram as de picasso e Georges Braque...

ass: viktoriya 9ºD

Fátima Stocker disse...

Viktoriya

Experimenta pesquisar por "Miró". Verás como é original e extraordinário!

Espero que o artigo que publiquei a seguir a este te ajude a compreender melhor aquilo de que falámos.

Entendo - e aceito - as tuas opiniões. Quero, no entanto, dizer-te que estás a ser injusta quando te referes ao trabalho que dá compor umas e outras obras.

P.S. Estou a gostar deste diálogo!

Anónimo disse...

estive a ver as pinturas de Miró e acho que são muito originais...

quanto a aquilo que disse do trabalho que dá em compor aquelas obras, acho que apesar do meu grande amor as pinturas renascentistas, devo estar enganada...
agora que estive a ver ainda mais obras dastas percebo que tambem sao muito complexas e dificeis de fazer.

ass:viktoriya

Fátima Stocker disse...

Viktoriya

Estamos, então, plenamente de acordo!

Bom fim-de-semana!

Anónimo disse...

stora, escreva me ai, se faz favor o nome dos pintores modernistas que mais gosta...
ass: viktoriya

annamartinii disse...

Stora, estive a ver estas obras e acho-as bastante interessantes, apesar de a minha paixão ser a fotografia. Mas por ouros pontos de vista, esta era a fotografia da época, embora os autores a pudessem pintar como quisessem :)

Ana Marta

Fátima Stocker disse...

Viktoriya

Não creio que isso seja importante. Em todo o caso, sempre te digo que gosto muitíssimo do portugês Amadeo de Souza-Cardoso.

Fátima Stocker disse...

Ana Marta

Uma paixão não invalida a outra!

A fotografia também é um ponto de vista, embora exija do autor saberes muito diferentes daqueles que são necessário para pintar. Não devemos confundir as duas. Para perceberes melhor aquilo que quero dizer, faz uma pesquisa por hiper-realismo.

Anónimo disse...

obrigado,
estive a ver as pinturas dele e acho que são muito interessantes...

ass:viktoriya

rute gomes disse...

Olá profesora!
Este ano lectivo, ainda não comentei no seu blog, porque faz-me imensa confusão que já hajas aqui comentários dos seus alunos do ano passado. Porém fiquei sem palavras ao ver estas obras de arte. O pintor que me chocou mais foi sem dúvida Salvador Dalí, este senhor tem obras notáveis. Estou mesmo sem palavras perante estas pinturas.
Até quinta-feira professora!

Luna% disse...

olá, professora era só para dizer que já vi as imagens, mas prefiro amanhã pôr aqui um comentário mais cuidado. Mas adorei a forma como usaram Modrian no vestuário.

Fátima Stocker disse...

Rute

Só neste artigo e no anterior, é que deixei ficar os comentários dos teus colegas do ano passado, daí que o teu argumento não me pareça muito válido. Mas explico-te porque o fiz: eles estão aí como uma espécie de convite, para que tu e os teus colegas percebam que podem - e devem - exprimir as suas opiniões, mesmo que sejam diferentes das minhas.

Deixar-te sem palavras significa que apreciaste as obras que publiquei?

Quanto a Dali, concordo contigo: é magnífico!

Até amanhã

Fátima Stocker disse...

Luna

Fico à espera!

Até amanhã

Fátima Stocker disse...

Luna

Entra aqui, para veres mais:

http://legacy.earlham.edu/~vanbma/20th%20century/images/dayfifteen04.htm

Joao Gonçalves 9ºA disse...

A arte aqui usada é completamente diferente a do renscimento

Fátima Stocker disse...

Ver:

Miró
http://www.fundaciomiro-bcn.org/colecciojoanmiro.php?idioma=4

Dali

http://www.dali-gallery.com/html/galleries/paintings.htm


http://www.virtualdali.com/

Brenda disse...

Olá professora,eu gosto muito do abstraccionismo.Não sei se é pelo uso das cores que é imenso se é pelo uso de formas geométricas de uma maneira diferente da habitual.
Gosto muito de Kadinsky.
Para mim o surrealismo é algo avassaladora não deixando de me onteressar.
O cubismo é muito interressante e deixa-nos à descoberta o que é muito interessante.
O furismo é muito interessante e fácil de descobrir as suas técnicas.
Para mim a obra da Vitória de Samocrática é simplesmente sublime.

Brenda disse...

avassalador,a interessar, futurismo


DESCULPE

Luna# disse...

olá, professora.
Aqui vai o meu comentário.
Para começar os meus pintores favoritos até agora, pois espero vir a ter conhecimento de muitos outros.Mas Dalí é o meu preferido, apesar de alguns acharem assustador ou perturbador eu acho lindo a maneira como usa os nossos dois mundos acho lindo, então o das caras como usa as pessoas para criar as caras.Van Goth,Amadeo.
Para mim todos os movimentos são especiais, mas o abstraccionismo por servir apenas as emoções do autor, o surrealismo como já disse, o futurismo apenas pela sua ideia de movimento e não tanto a maquinaria nem agressividade e o cubismo por que nos faz procurar.
Estou confusa com qual escolher para o meu trabalho, ainda estou divida.

Anónimo disse...

olá professora é só para dizer que vim ao blog só para ver estas obras de arte. Os pintores são todos magníficos mas o que eu aprecio mais é o Kadinsky.
ass: Soraia Silva , 9ºC

Fátima Stocker disse...

Brenda

Gostei da escolha dos adjectivos - criteriosa! eles mostram reacções diferentes consoante os movimentos que estudaste, o que é importante, porque mostra que percebeste as diferentes posições dos pintores.

Até amanhã

Fátima Stocker disse...

Luna

Gosto de te saber dividida, porque é sinal de que não ficaste indiferente a nenhuma das correntes do Modernismo. Vê mais, nomeadamente, a página de Miró que indiquei. Ele tem um traço muito pessoal e atravessa várias correntes do Modernismo.

Faz, também, uma pesquisa com os nomes dos pintores portugueses que citei no artigo. Infelizmente, não encontrarás páginas muito variadas, mas ficarás com uma ideia melhor.

Até amanhã

Fátima Stocker disse...

Soraia

Tornaste-te, então, adepta do abstraccionismo de Kandinsky. Bom gosto, sim senhora!

Até amanhã

Luna% disse...

ola, professora já vi a página de Miró. Como a professora disse ele pinta como uma criança, mas nas suas pinturas vemos que não é tão simples assim, pois eu não conseguia pintar como ele pinta. Acho que por baixo da sua aparência infantil deve existir uma complexidade maior. Ok professora vou pesquisar.

Tatiana 9ºC disse...

ola stora , gostei muito da Mondrian no vestuário é giríssimo !
E adorei o surrealismo de Salvador Dali , principalmente na pintura dos relógios.
Ate amanha.