quarta-feira, 26 de outubro de 2011

PORTUGAL: o fim do Século XIX


Prometi que vos mostraria uma caricatura de Rafael Bordalo Pinheiro. Afinal, vou brindar-vos com várias, todas elas retiradas da sua revista Pontos nos ii. Já sabem que, para ampliar as imagens é preciso clicar sobre elas.

Comecemos pela reacção à partilha de África. Nota que Lord Salisbury era o primeiro ministro inglês e que John Bull representa a própria Inglaterra. O Zé Povinho, como bem sabes, representa Portugal (essa figura é a mais genial criação de Bordalo Pinheiro)

..

1 - Que críticas consegues ler nestas duas caricaturas?

Agora, a reacção perante o Ultimatum britânico a Portugal.

Recorda-te que ele foi enviado após o fracasso das negociações em torno do mapa cor-de-rosa. Posteriormente, Portugal e a Inglaterra iriam entender-se e assinar um tratado em que se estabelecem as fronteiras das respectivas colónias. É a esse tratado que se referem as duas caricaturas seguintes (na verdade é uma só em duas partes)




2 - Interpreta o comportamento de cada uma das personagens representadas na primeira parte da caricatura.

3 - Que conseguiu alcançar a Inglaterra (2.ª parte)?

4 - Como reagem os governantes portugueses perante o acordo de fronteiras (figuras do lado direito)? E Portugal, como se sente?





5 - Segundo a caricatura acima, parece-te que o autor concorda com as decisões dos tratados com a Inglaterra? Porquê?



Dissemos que as questões relacionadas com a Conferência de Berlim, o ultimato britânico e os tratados com a Inglaterra serviram de tema para a propaganda republicana.


6 - Em tua opinião, qual o significado desta caricatura?

5 comentários:

Brenda disse...

Na pergunta 1:
A 1ª caricatura o que se consegue ver claramente que o Lord Salisbury quis beneficiar o seu país na altura da partilha de África.Dando assim mais comida que aos outros e da melhor.
À Alemanha dá também uma boa parte mas não tão boa como ao John Bull.Deu-lhe porque não queria arranjar conflitos com a Alemanha.
À França deu pouco, pois na partilha de África a França andava sempre a ver o que conseguia arranjar.
A Portugal então e finalmente deu muito pouco, pois eles podiam-nos tirar a qualquer momento era só quererem pois eram militarmente muito mais fortes que nós.

Tatiana c disse...

Gostei muito das caricaturas,stora.

rute gomes disse...

Olá professora. Só agora é que consegui deixar um comentário, infelizmente. A professora já recebeu o trabalho que lhe enviei?
O blog está muito interessante.
Até amanhã.

Anónimo disse...

Olá stora já encontrei o blog está tudo muito giro,agora vou visitar mais vezes Adeus beijos Ricardo Rodrigues Andrade 9ºC

Ricardo Andrade disse...

O stora não estou a perceber o que a stora mandou fazer no trabalho...