segunda-feira, 14 de novembro de 2011

A Guerra das Trincheiras

Nas trincheiras morria-se aos milhares de cada vez. Comecemos por observar o gráfico que representa os mortos na primeira batalha de Verdun.



A vida dos soldados nas trincheiras era um inferno. Ver algumas fotografias ajuda a compreender melhor, sobretudo se acompanhadas de testemunhos escritos na primeira pessoa. Deixo aqui alguns (cliquem sobre as imagens para as ampliar)



O odor fétido penetra-nos na garganta ao chegarmos à nossa nova trincheira. (…) Chove torrencialmente e protegemo-nos com as lonas e tendas de campanha que lá encontramos. Ao amanhecer do dia seguinte constatamos, estarrecidos, que as nossas trincheiras estavam feitas sobre um montão de cadáveres e que as lonas que os nossos predecessores haviam colocado estavam lá para ocultar da vista os corpos e restos humanos que ali jaziam.

Raymond Naegelen, na região da Champagne.

Entre uma trincheira e a trincheira do adversário distam, às vezes, escassas dezenas de metros: é uma "terra de ninguém" na qual jazem, apodrecendo, os camaradas mortos. Será sobre esses corpos que os soladados caminharão quando for dada a ordem de ataque à trincheira inimiga. As feridas na alma não são, certamente, as mais leves que se trazem da guerra!

..

Desenterro um poilu(1) do 270, foi fácil tirá-lo. Há todavia vários soterrados que gritam: os alemães devem ouvi-los porque metralham. Não é possível trabalhar em pé e por um momento tenho vontade de fugir, mas na verdade não posso deixar assim meus camaradas... tento desprender o velho Mazé, que segue gritando: mas quanto mais terra eu tiro, mais afunda: consigo desenterrá-lo por fim até o peito e pode respirar melhor; vou então socorrer um homem do 270 que grita também, mas debilmente, e consigo livrar-lhe a cabeça até ao pescoço, enquanto ele chora e suplica que não o deixe ali. Estão faltando outros dois, mas não escuto nada e volto a cavar para desenterrar suas cabeças. Então me dou conta que estão mortos. Tonteio um pouco porque estou esgotado; o bombardeio continua.

(1)Poilu: soldado raso de infantaria

Gustavo Hefer, 28º Regimento de Infantaria.


Viver nas trincheiras é adiar a morte! A morte chegará pelo fogo inimigo, pelos gases tóxicos que asfixiam ou afogam ou pelas doenças que, inevitavelmente, se contrairão neste inferno de lama!

..

Pela manhã, quando ainda está escuro, há um momento de emoção: pela entrada do nosso abrigo precipita-se uma turba de ratos fugitivos, que trepam por toda a parte a longo das paredes. As lâmpadas de algibeira alumiam este túmulo. Toda a gente grita, pragueja e bate nos ratos. Descarregam-se, assim, a raiva e o desespero acumulados durante numerosas horas. As caras estão crispadas, os braços ferem, os animais dão gritos penetrantes e temos dificuldades em parar (…).

E. M. Remarque

Há aspectos das guerras que são pouco mencionados, como é o caso da destruição do meio ambiente. O bosque de Delville era era fresco e belo devido ao seu arvoredo denso. Tornou-se nisto depois da batalha do Somme:





Em muitos lugares, de tão pisados, demorou muito tempo a nascer, até, a erva!

Gostaria muito que abrissem as páginas do Imperial War Museum britânico e do Loyal Edmonton Regiment Museum (clicar nas palavras sublinhadas) e que percorressem as páginas das histórias pessoais lá contadas e documentos apresentados. Bem sei que estão em Inglês, mas tenho a certeza de que a vossa professora aceitará, de bom grado, trabalhar esses textos convosco.

12 comentários:

Anónimo disse...

oi professora estive as ver as imagens. Até quinta. ariana.L 9ºB

Luna# disse...

Acerca do primeiro gráfico nos 7 meses de 1916 morreram mais de 597.323 pessoas na guerra das trincheiras entre França e a Alemanha. Morreram 315.000 franceses e 282.323 alemães. Só entre estes países e só em 7 meses.
Devido a eficácia das armas, as tácticas dos generais e as condições de vida em que viviam estes soldados.
Sem dúvida a guerra serve para matar como podemos ver no gráfico.
Ass:Luna#

LUNA@ disse...

Então como já sabemos as condições eram horriveis, mas vê-se nos testemunho s a aflição que os soldados tinham mesmo assim no 2º testemunho onde Gustavo Hefer nota-se que não há egoísmo como dissemos na aula ele tem um espirito de camaradagem que não deixa os seus colegas para trás.
Outros ainda vivos suterrados gritando pela sua vida.
Na guerra todas as diferentes maneiras de morrer eram horrivéis .

Brenda disse...

A guerra só serve para matar pessoas, destruir o meio ambiente , enlouquecer os soldados quem ia era para morrer.
Soldados viviam constantemente no mesmo sítio 24 horas por dia comiam ali,dormiam ali...Não se podiam lavar o que levava a doenças de pele que eram extremamente dolorosas para eles.

Joao Gonçalves 9ºA disse...

ola professora, durante a guerra houve descanso a guerra foi sempre constante.

Fátima Stocker disse...

Ariana

Espero que também tenhas lido o texto!

Fátima Stocker disse...

Luna

Muito bem: fizeste as contas que deviam ser feitas, porque os mortos na guerra são sempre vidas desperdiçadas. O país de origem não importa para nada!

Também percebeste muito bem os testemunhos dos soldados e a mensagem que eu queria passar - é tudo horrível, embora no meio do horror encontremos gestos de grande heroísmo e humanidade.

Parabéns!

Fátima Stocker disse...

Brenda

Falaste muito bem do sofrimento que era a vida diária dos soldados nas trincheiras.

Parabéns!

Fátima Stocker disse...

João

Falhou-te ali um "não" ("na guerra [não] houve descanso"). Pois não. Nem uma semana, nem um dia, nem uma hora, nem um minuto, nem um segundo. Era sempre aquilo: o troar dos rebentamentos, a chuva, a lama - tanta lama! - ou o pó. E as doenças e as mortes. Constantemente!

Percebeste muito bem!

Tatiana c disse...

ola stora, ao ver este gráfico vemos o nº elevado de mortes que esta guerra fez tanto como franceses e alemães é um número muito alto de mortes. As condições desta guerra não eram as melhores como a stora nos disse na aula tanto como a comida e a higiene.
Até amanhã stora.

Tatiana c disse...

ola stora, ao ver este gráfico vemos o nº elevado de mortes que esta guerra fez tanto como franceses e alemães é um número muito alto de mortes. As condições desta guerra não eram as melhores como a stora nos disse na aula tanto como a comida e a higiene.
Até amanhã stora.

leonor disse...

olá pela terceira vez!!!!!
começo a ter a verdadeira noção do cataclismo que era esta guerra!
não havia tempo para mais nada do que matar e deixar de viver mesmo que seja para salvar alguém desesperado...
não me consigo imaginar naquela situação nojenta e sem nexo algum...
as pessoas não sabiam realmente para o que é que iam.
bem... com tantos testemunhos de sofrimento temos melhor noção de tudo.
até quinta prof.